domingo, 24 de junho de 2007

Física - UFJF


Sobre o Departamento

O Departamento de Física (DF) faz parte do Instituto de Ciências Exatas (ICE), que também inclui os Departamentos de Artes, Ciência da Computação, Estatística, Matemática e Química.


O Departamento de Física foi fundado no final da década de 1960. Além dos espaços normalmente alocados para atividades didáticas, incluindo laboratórios de física elementar, o Departamento possui três laboratórios de pesquisa, uma oficina mecânica de apoio e uma boa infra-estrutura física.


O Departamento tem dois cursos de graduação: Licenciatura em Física e Bacharelado em Física. O Curso de Licenciatura em Física começou a funcionar em 1970. Em 1982 foi aberta a primeira turma de Bacharelado em Física, curso do qual vários professores do Departamento obtiveram sua formação inicial. O número total de formados pelo Departamento é expressivo face ao total de graduados em física no estado de Minas Gerais.


Além dos cursos de graduação, o DF também oferece um curso de pós-graduação em física no nível de Mestrado. Nosso Mestrado é reconhecido pela Capes, e conta com bolsas da Capes e do CNPq para a maior parte dos alunos ingressos.
Graduação
A Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, oferece cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física.
Para a obtenção do diploma de Licenciatura em Física, o aluno deve obter:
159 créditos estágio supervisionado (300 horas)


Abaixo encontra-se a grade curricular recomendada para alunos do curso de Licenciatura em Física. Detalhes sobre os pré-requisitos e a ementa completa das disciplinas podem ser visto clicando-se no código da disciplina. O currículo abaixo foi implementado a partir do primeiro semestre de 2003. Para os alunos ingressos antes da mudança curricular, veja as regras de transição.


1° período

Introdução à Física, FIS085
Química Geral I, QUI001
Cálculo I, MAT113
Geometria Analítica, MAT111
Física I, FIS073
Laboratório de Física I, FIS077
2° período
Física II, FIS074
Laboratório de Física II, FIS078
Álgebra Linear, MAT112
Cálculo II, MAT114
Fundamentos de Química III, QUI016
3° período
Estatística e Probabilidade, EST007
Cálculo III, MAT115
Física III, FIS075
Laboratório de Física III, FIS079
Psicologia da Educação V, PEO037
4° período
Mecânica Clássica I, FIS040
Física IV, FIS076
Laboratório de Física IV, FIS080
Cálculo IV, MAT1116
Filosofia da Educação III, EDU003
Optativa (4 créditos)
5° período
Química Inorgânica I, QUI022
Termodinâmica, FIS052
Computação I, DCC009
Física Moderna, FIS098
Optativa (4 créditos)
6° período
Teoria Eletromagnética I, FIS033
Didática V, MTE067
Cálculo Numérico, DCC008
Estrutura da Matéria, FIS030
Optativa (4 créditos)
7° período
Sociologia da Educação III, EDU010
Estrutura de Funcionamento do Ensino de 1 e 2 grau, ADE003
Laboratório de Estrutura da Matéria, FIS067
Didática e Prática de Ensino de Física I, MTE011
Instrumentação para o Ensino de Física I, FIS045
8° período
Português I, LEC003
Instrumentação para o Ensino de Física II, FIS046
Didática e Prática de Ensino de Física II, MTE012
Evolução da Física, FIS051
Optativa (8 créditos)
Número total de Créditos: Licenciatura = 159 + estágio (300 h)



*_____________* Uau! Isso é tão lindo, até emociona. Tudo bem, ler 'cálculo I', 'cálculo II', 'cálculo LXIII' assusta. E como assusta! Mas ler 'introdução à teoria dos campos', 'física moderna', 'laboratório de física I, II, III...' é inspirador! Eu nunca pensei que gostaria de algo que envolve tanta Matemática. E, mais uma vez, como no post de Letras, o culpado é quem? O professor. Na 8ª série, quando comecei a estudar Química, eu pensei que ia gostar e odiei. Quando começou Física, eu já tinha ouvido falar tanto que era isso e aquilo, que morri de medo. E aí começaram as simpáticas fórmulas de velocidade (ah, que saudade!) e eu: 'é [i]isso[/i] que as pessoas odeiam tanto?' Tudo bem que elas realmente não são grande coisa, mas eu não conseguia conceber porque todo mundo se ferrava em Física. Não que eu amasse; mas não me fazia mal nenhum e não era difícil — e, na verdade, era bem legal, sim. E, quando eu cheguei no 1° ano, apesar de ter consciência que a matéria ia piorar mil vezes, eu gostei de vetores. Depois voltaram as fórmulas de velocidade, e vieram as roldanas, os movimentos retilíneos, uniformes e circulares — e eu me peguei gostando pra caramba daquilo! É bom deixar claro que eu nunca fui boa em Física, apesar de gostar. Não que eu fosse péssima — nunca peguei recuperação nem nada —, mas nunca me destaquei. Já fechei uns testes, e minha maior nota num simulado foi 8,0. E, visto que até hoje eu só tive um professor de Física — porque 8ª série não conta —, a culpa é dele. Mas, de qualquer forma, eu nunca tinha cogitado a possibilidade de fazer faculdade de Física, até mais ou menos um mês atrás, quando comecei a estudar Termometria e me apaixonei de vez. E quando o curso de Artes começou a oscilar na minha cabeça, e eu percebi que não conhecia nenhuma professora de Física, eu pensei: deve ser legal.


Acho que eu não quero mais. Ainda me pego pensando em lecionar Física lá no Saúde e tal, mas estou realmente decidida por Letras. Mas a grade curricular é tão legal! *-* E fica registrada aqui a minha paixão, pela 2ª vez. ;)

Nenhum comentário: