quarta-feira, 13 de junho de 2007

Meryl Streep


Mary Louise Streep nasceu a 22 de Junho de 1949 em Summit, NJ. Começou sua carreira artística no teatro, e mais tarde ingressou no cinema fazendo uma pequena participação em Julia, de 1977. Já em seu segundo filme, O Franco Atirador (1978), conseguiu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Linda, namorada de um jovem que vai servir no Vietnã. Quando, em 1979, interpretou uma mãe perturbada que abandona o marido e o filho em Kramer Vs. Kramer, Meryl levou para casa sua primeira estatueta. No mesmo ano, fez uma ponta no longa Manhattan, de Woody Allen, e, dois anos mais tarde, mais uma indicação. Em A Mulher do Tenente Francês, Meryl interpreta dois papéis (uma atriz e a personagem da mesma em uma produção) com maestria. Mas foi no ano seguinte que conquistou o topo de Hollywood. Levou o Oscar de Melhor Atriz por A Escolha de Sofia, que continua sendo eleita uma da melhores atuações de todos os tempos. Meryl nunca mais ganhou um Oscar, mas não parou por aí em indicações. De 1982 em diante, esteve indicada mais 10 vezes. Isso sem mencionar a negligência da Academia para com uma de suas melhores atuações, em As Horas.

Normalmente indicada por dramas, Meryl surpreendeu (?) ao levar um filme pipoca como O Diabo Veste Prada ao Oscar. Depois de ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical por Miranda Priestly, a diabolicamente divina editora de moda, a diva foi à cerimônia no Kodak Theater e ainda fez graça com Anne Hathaway e Emily Blunt.

Meryl Streep pode sim ser considerada a maior atriz de todos os tempos. Os defensores de Katherine Hepburn podem me apedrejar, mas após mostrar tanta versatilidade em seus papéis, todos interpretados magnificamente, ela merece bastante crédito. Em 2003, apenas em uma minissérie (Angels In America), ela interpretou quatro personagens! Entre eles, um homem.


Meryl não é uma atriz, nem uma estrela — como constatado em uma matéria da revista TIME. Ela é mais: é puramente uma diva!

2 comentários:

Matheus Lomonte disse...

Tava com saudades de você falando da Meryl Larigão.
Porque de uns tempos pra cá, você só fala da outra lá. :x

Morgana disse...

ehhh paixão heim! hauhauha!