sexta-feira, 9 de novembro de 2007

A Última Vez
















Há aproximadamente 6 anos, numa tarde tediosa em novembro, sentei na cama, abri o jornal e resolvi ir ao cinema. Reclamei com meu irmão quando não achei nada interessante, e não fazia idéia de como minha vida mudaria quando ele soltou a sugestão: "Vai ver esse Harry Potter". Nunca tinha nem ouvido falar sobre esse bruxo, que, meu irmão me explicou, era um fenômeno literário mundial. Enfim, fui ao cinema, e tudo naquele universo me fascinou e eu me apaixonei. Resolvi ler os livros, e a partir daí não tinha mais volta. Seis anos, quatro filmes e seis livros depois, faltam menos de 24h para acabar. Com o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte, um ciclo será fechado. Lembro que há uns 2 ou 3 anos, li uma fic onde a autora especulava sobre o que aconteceria com os fãs após o lançamento do último livro. Na época, fiquei reflexiva mas depois resolvi beber de cada palavra de cada livro, de cada segundo de cada filme; no entanto, na véspera do fim é complicado ficar indiferente. O fato de eu já ter lido o livro não influencia, o que vale mesmo é tê-lo nas mãos e ler a versão impressa. Só assim tudo vai ser confirmado. E só assim tudo vai acabar. Um livro que te leva às lágrimas, ao riso, ao desespero, ao nervosismo, não é qualquer coisa; é coisa boa. Não me importa o que os críticos dizem. É engraçado que você possa gostar de música teoricamente ruim, filmes teoricamente ruins, revistas teoricamente ruins; mas o livro é uma mídia tão super-valorizada que você é obrigado a fingir que gosta de coisas que não gostou para parecer culto, enquanto nas outras características você se auto-declara "eclético". Não tem disso; você gosta do que quiser e pronto. E eu gosto é de Harry Potter, sendo boa literatura ou não. Fiquei um mês sem gastar um centavo extra pra ter o dinheiro desse livro e tenho o direito de gostar dele, sendo o final uma porcaria ou não. Não me importo que o Harry tenha sobrevivido, tenha filhos com nomes idiotas (exceto o Albus Severus, lógico) e o Rony e a Hermione idem. Foi um final bonito, no geral. Ligeiramente vago, mas bonito. Emocionante, comovente, triste, muito triste (pelo menos pra mim). Mas o que realmente importa é que acabou. Acabou e milhões de fãs são órfãos agora, que ficarão na expectativa dos próximos filmes e, quando estes acabarem, aí não tem mais jeito. J.K. Rowling pode ter feito coisas horríveis com nossos personagens favoritos ao longo desses sete livros, mas uma coisa temos que reconhecer e agradecer por isso: ela nos fez muito felizes, e Harry Potter estará nos nossos corações pro resto de nossas vidas.
Muito obrigada, J.K. :)

Nenhum comentário: